Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




aventuras na livraria

por aurora, em 23.11.14

Ora bem, comprei alguns livros há pouco tempo e deu-me na telha que devia vir para aqui contar sobre as minhas peripécias. A verdade é que são quase sempre as mesmas, quase sempre criadas por mim, e quem ainda tem paciência para ir comigo à caça de livros, merece uma medalha.

Sou o tipo de compradora que só sai de uma livraria quando tiver a certeza de que fez as escolhas certas. Tenho necessidade de gastar pelo menos duas horas a dar a volta ao sítio, de forma a que consiga ver o maior número de títulos possível. Gostava de ter super memória fotográfica, para poder piscar e, pronto, ficava tudo guardado cá dentro. Porque, logicamente, não consigo ver os livros um a um, por mais pequena que seja a livraria - mas esforço-me.

O certo é que sinto muitos remorsos se chegar a casa e começar a achar que podia haver alguma relíquia que escapou à minha inspecção. Isto, normalmente, acontece quando me apressam e pressionam a escolher. Eu não funciono bem à pressão, no que toca à literatura. Por isso é que nunca cumpro com os prazos académicos para ler certa obra e por isso é que preciso do meu tempo precioso a escolher o que devo meter no saco.

Isto levanta alguns problemas. Primeiro, não consigo ir sozinha às compras, porque sou uma bebé indefesa e insegura - preciso de alguém que esteja lá a segurar-me a mão; ou nem tanto, mas pelo menos alguém que me ature e me siga nas minhas buscas. Segundo, dói-me saber que não fui a todas as livrarias da cidade. Terceiro, apressar-me a escolher é pedir para ver-me em fúria. 

Eu até pesquiso na internet sobre preços, localizações, e faço wishlists ou estabeleço orçamentos. Mas não adianta. Tendo um tostão no bolso, já sei onde vou gastá-lo, porque isto é um vício e os vícios dificilmente se controlam. Depois, quando as prateleiras estão à minha frente, eu esqueço-me do que planeei e entro em fase de delírio, acabando por comprar coisas que não estavam na lista.

Ai, meu Deus, queria tanto ser rica!

Quando vou a um centro comercial, devo, portanto, espreitar todas as livrarias existentes, antes de fazer a minha escolha. Na última vez, gastei cerca de duas horas para escolher três livros. Três. Mas foram escolhidos com carinho.

Sabem os livros da book it? Os clássicos? Irrita-me profundamente não os encontrar em nenhum Continente e não ter nenhuma loja perto. Outra das formas de ver-me em fúria é quando não encontro os títulos que quero.

O meu maior desgosto é não ter uma única amiga, fisicamente próxima de mim, que partilhe da minha paixão. Dessa forma, vejo-me obrigada a ir às compras com gente que não gosta de ler e que, por essa razão, não pode dar-me sugestões, nem compreender o meu distúrbio.

Há pouco tempo descobri as vendas em segunda mão e fiquei muito feliz. O meu mais recente problema é que comecei a preocupar-me com as capas das obras, principalmente no caso de serem trilogias ou sagas, pois quero combiná-las e isso dá trabalho (e custa mais dinheiro). Também descobri as vendas pela internet! Olhem, não sei, acho que descobri a vida toda, a esta altura do campeonato.

Comprar é óptimo. Contem-me lá as vossas aventuras e desventuras na livraria que as minhas já foram todas contadas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:



aurora

foto do autor


segue o blog


fandoms

Harry Potter by J.K. Rowling The Hunger Games by Suzanne Collins Twilight by Stephenie Meyer Vampire Academy by Richelle Mead Mara Dyer by Michelle Hodkin

afiliados

buy the book from The Book Depository, free delivery WOOK - www.wook.pt


goodreads


2015 Reading Challenge

2015 Reading Challenge
Kate Ozera has read 0 books toward a goal of 50 books.
hide

Bout of Books