Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Jubiabá - Review

por aurora, em 11.11.14

tumblr_static_cfyr44r4vncw0c0w8k8cgggg.jpg

 

O velho macumbeiro e ex-escravo Jubiabá é a figura espiritual que paira sobre a acidentada trajetória do negro Antônio Balduíno, nascido órfão no morro do Capa-Negro, em Salvador, e que se torna sucessivamente menino de rua, malandro, sambista, lutador de boxe, trabalhador nas plantações de fumo, artista de circo e estivador. A história de Balduíno,com seus amores, suas lutas, suas bebedeiras e sua profunda solidão, pode ser lida como a jornada de um homem bruto, de poucas luzes, em direção ao entendimento do mundo em que vive e do lugar que nele ocupa.

 

revi.jpg

A falta de rigor incomodou-me em muitos pontos, mas há que dar desconto.
O que me incomodou acima de tudo (e aí não darei desconto), foi o machismo perpetuado por todo o livro.
Há muitas personagens interessantes. Não são boas pessoas, mas são boas personagens - e há que manter os dois conceitos distintos.
O desenrolar da acção foi muito lento e, exceptuando pela visão cativante da vida e dos tempos em que se passa o livro, apenas as narrações da macumba me interessaram.
Há que salientar, no entanto, o final da obra que para mim foi o que redimiu grande parte da obra. A história da greve e da luta dos trabalhadores foi, sem sombra de dúvidas, a melhor e a que mais me prendeu à leitura.

tumblr_mldcekNfEE1s5prmbo1_500.jpg

3 out of 5 stars

GR: vê.

Wook: compra.

Autoria e outros dados (tags, etc)



aurora

foto do autor


segue o blog


fandoms

Harry Potter by J.K. Rowling The Hunger Games by Suzanne Collins Twilight by Stephenie Meyer Vampire Academy by Richelle Mead Mara Dyer by Michelle Hodkin

afiliados

buy the book from The Book Depository, free delivery WOOK - www.wook.pt


goodreads


2015 Reading Challenge

2015 Reading Challenge
Kate Ozera has read 0 books toward a goal of 50 books.
hide

Bout of Books