Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Jubiabá - Review

por aurora, em 11.11.14

tumblr_static_cfyr44r4vncw0c0w8k8cgggg.jpg

 

O velho macumbeiro e ex-escravo Jubiabá é a figura espiritual que paira sobre a acidentada trajetória do negro Antônio Balduíno, nascido órfão no morro do Capa-Negro, em Salvador, e que se torna sucessivamente menino de rua, malandro, sambista, lutador de boxe, trabalhador nas plantações de fumo, artista de circo e estivador. A história de Balduíno,com seus amores, suas lutas, suas bebedeiras e sua profunda solidão, pode ser lida como a jornada de um homem bruto, de poucas luzes, em direção ao entendimento do mundo em que vive e do lugar que nele ocupa.

 

revi.jpg

A falta de rigor incomodou-me em muitos pontos, mas há que dar desconto.
O que me incomodou acima de tudo (e aí não darei desconto), foi o machismo perpetuado por todo o livro.
Há muitas personagens interessantes. Não são boas pessoas, mas são boas personagens - e há que manter os dois conceitos distintos.
O desenrolar da acção foi muito lento e, exceptuando pela visão cativante da vida e dos tempos em que se passa o livro, apenas as narrações da macumba me interessaram.
Há que salientar, no entanto, o final da obra que para mim foi o que redimiu grande parte da obra. A história da greve e da luta dos trabalhadores foi, sem sombra de dúvidas, a melhor e a que mais me prendeu à leitura.

tumblr_mldcekNfEE1s5prmbo1_500.jpg

3 out of 5 stars

GR: vê.

Wook: compra.

Autoria e outros dados (tags, etc)



aurora

foto do autor



goodreads


2015 Reading Challenge

2015 Reading Challenge
Kate Ozera has read 0 books toward a goal of 50 books.
hide

Bout of Books